Os três primeiros meses de 2023 trouxeram grandes mudanças e novidades no mundo dos negócios, principalmente no universo digital. Entre tantos acontecimentos, não podemos deixar de perceber e questionar: por que diversas marcas estão mudando suas logomarcas?
A verdade é que a mudança dos logotipos vai muito além de apenas apresentar uma nova identidade visual, talvez mais moderna, mais clean, menos ou mais impactante. Todas as mudanças partem de um objetivo: o rebranding, ou, em outras palavras, o reposicionamento de marca.
O rebranding move uma marca ao longo dos anos, acompanhando as transformações do mundo, e claro, dos consumidores. Para entender mais sobre o assunto e descobrir por que as marcas estão mudando suas logomarcas com mais frequência nos últimos anos, continue a leitura deste artigo!
O que é rebranding?
Vamos começar pelo primeiro conceito. Branding (em tradução livre, “marca”) é como uma marca é vista no mercado. A estratégia tem como objetivo conectar- se com o consumidor, alinhando posicionamento, propósitos e valores da marca, gerando sensações e criando conexões com o cliente, tanto conscientes quanto inconscientes.
Se fizermos o exercício de pensar em uma marca, por exemplo, qual vem primeiro à sua mente? Pense nas suas cores, formas, como ela se comunica com o seu público, qual linguagem utiliza, quais sensações ela busca despertar, qual mensagem ela passa em sua identidade visual?
Todo esse posicionamento faz parte do branding, uma das partes mais importantes para o marketing de um negócio.
No entanto, assim como na vida pessoal, o mundo dos negócios pede mudanças e reavaliações de tempos em tempos. É a partir daí que entramos no rebranding, que nada mais é do que o reposicionamento de uma marca no mercado.
Ao longo dos anos, conceitos, crenças e decisões de mercado se alteram. Hoje em dia, com a transformação digital, essas mudanças são ainda mais rápidas, com os consumidores exigindo cada vez mais das marcas e a concorrência cada vez maior, o que faz com que seja necessário uma aproximação com o público alvo e personas, que hoje desejam se conectar com os valores e propósitos das marcas que consomem.
Assim, é importante acompanhar as rápidas transformações do mundo e do digital, e saber quando e como reposicionar a sua marca para se manter próximo e alinhado ao seu público, mostrando claramente o verdadeiro propósito do negócio.
Mudar a identidade visual é importante, mas vai além
Sabendo o que é o rebranding e a importância de realizar a estratégia, como uma questão mercadológica, é preciso entender que a troca da identidade visual e logomarca é importante, mas o rebranding vai muito além disso.
A relação das pessoas com as empresas mudou nos últimos anos, principalmente após a pandemia. O consumidor de hoje avalia não só o produto ou serviço que está consumindo, mas como a marca que ele escolhe se posiciona para o mundo, para além do mercado. Temas como sustentabilidade, diversidade e inclusão são pontos primordiais hoje para marcas que querem fidelizar clientes.
A sua identidade visual provavelmente é a primeira imagem que o cliente lembra ao pensar na sua empresa, mas junto a ela devem estar alinhadas a linguagem e a comunicação, os valores e até as mídias sociais escolhidas para se comunicar com o público.
É um processo completo que, se feito cuidadosamente e baseado em dados, tende a ter muita eficácia para o sucesso do seu negócio.
Afinal, por que e quando fazer rebranding?
Como dissemos anteriormente, o rebranding é muito importante para se manter ativo em um mercado que muda constantemente e com consumidores cada vez mais exigentes.
Quer saber se você deve fazer o reposicionamento da sua marca? Então, pense nas respostas para as perguntas abaixo:
- Preciso alcançar novos clientes neste momento?
- Quero comunicar novas estratégias comerciais?
- Quero alinhar a identidade visual da minha marca com o universo digital?
- Minha mensagem não se alinha mais com as características do meu consumidor?
- Fui afetada negativamente e preciso me posicionar
Se você respondeu sim a uma ou mais dessas perguntas, provavelmente é hora de recalcular a rota e fazer o rebranding do seu negócio! Sendo assim, identifique o real motivo da mudança, faça um bom planejamento estratégico e se refaça para acompanhar o crescimento digital e conquistar a confiança dos clientes atuais e dos futuros também!
Grandes marcas que se reposicionaram
Só nos três primeiros meses deste ano, marcas como Fanta, Pepsi, Cinemark e outros grandes nomes apresentaram novas identidades visuais e reposicionamentos no mercado.
Além delas, acompanhamos vários negócios que se reinventaram, reposicionaram e trouxeram novas formas ao mundo, por diversos motivos e em diferentes momentos.
Abaixo selecionamos algumas marcas conhecidas que passaram pelo processo de rebranding. Por trás de cada uma, há motivos diferentes para as mudanças (vale a pena pesquisar!). Confira!
Quer entender se é o momento da sua marca se reposicionar no mercado e adotar nova identidade visual, conceitos e comunicação?
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