Produzir conteúdos que geram conexão com as pessoas é um desafio e tanto. Mas você sabia que os emojis são bons aliados para tornar seus textos mais atrativos? Estudos recentes revelam que usar emojis pode ser muito benéfico para otimizar os resultados das estratégias de marketing digital.
📊 Dados divulgados pelo site Neal Schaffer mostram que:
➡️Usar emojis em mensagens de notificação push aumenta a taxa de abertura em 85%.
➡️58% dos consumidores abrem e-mail que possuem emojis no assunto
➡️60% dos usuários têm maior probabilidade de interagir com marcas online por meio dos emojis.
➡️Usar emojis em tweets são capazes de aumentar o envolvimento no Twitter em mais de 25%
➡️A taxa de engajamento do Instagram pode aumentar 48% com o uso de emojis
➡️Postagens do Facebook com emojis recebem 57% mais curtidas e 33% comentários e compartilhamentos
Diante desses números, é possível constatar que esses símbolos impactam positivamente a maneira como as pessoas percebem a sua marca e, principalmente, os resultados. Portanto, é essencial saber por que e como utilizá-los em seus conteúdos.
Acompanhe neste artigo as razões para incluir emojis nos seus textos:
📢 1.Fortalece seu tom de voz
Como diz o ditado: “uma imagem vale mais que mil palavras”, e com os emojis, isso se aplica. Esses símbolos acrescentam uma nova dimensão aos conteúdos, fortalecendo a mensagem e o tom de voz.
Em ambientes digitais, em que a comunicação verbal não está presente, os emojis também fornecem contexto e elucidam o significado de uma mensagem. Eles têm a capacidade de expressar emoções e sentimentos, como sarcasmo, ironia, entre outros.
Confira como inserir um emoji a uma frase pode transformar o sentimento:
Até mais! (formalidade)
Até mais! 😉(entusiasmo)
👥 2.Humaniza sua marca
Incorporar emojis às suas mensagens adiciona um toque de personalidade e cria uma conexão mais forte com a audiência. Você pode adquirir um tom mais próximo e humanizar sua marca falando a língua do seu público com os emojis que eles usam diariamente em mensagens de texto, chats e postagens. Isso contribui para estabelecer uma conexão mais forte com a audiência.
✅3.Destaca os textos
As pessoas têm contato com uma infinidade de conteúdos por dia, seja nas redes sociais ou na caixa de entrada dos e-mails. Em uma imensidão de textos, os emojis se destacam, chamando mais atenção para a sua mensagem.
Mais que usá-los para se comunicar, utilizar emojis te ajuda a criar listas mais atrativas e enfatizar pontos importantes da mensagem. Além do destaque visual, os símbolos fazem com que seu conteúdo seja mais fácil de memorizar, reforçando a mensagem que está sendo transmitida.
🌍4.São símbolos universais
Os emojis são uma linguagem global, que transcende qualquer barreira linguística. Estão presentes em qualquer lugar na internet e são compreendidos por todas as gerações, em diferentes culturas e idiomas.
Assim, os símbolos te ajudam a conectar com os usuários, comunicando sua mensagem em poucas palavras, levando sentimentos que, às vezes, não podem ser transmitidos apenas pelo texto.
Atente-se ao contexto
Apesar de todos os benefícios listados, é necessário ter critério ao utilizar e escolher os emojis. Só porque você vê outras marcas usando emoji não significa que a mesma estratégia funcionará para você.
✴️Certifique-se de usar emojis que estejam alinhados à mensagem da sua marca.
✴️Menos é mais: Não é porque os emojis influenciam no engajamento que você deve exagerar. Utilizar símbolos demais pode te distanciar do tom ideal ou, até mesmo, deixar o conteúdo com cara de spam ou com um tom infantil.
✴️Alguns contextos exigem uma comunicação mais formal e séria e, nesses casos, o uso excessivo de emojis costuma ser inadequado.
✴️Sempre leve em consideração o contexto e o conteúdo e não se esqueça que alguns emojis podem ter duplo sentido.
✴️Considere fazer testes A/B para descobrir como seu público responde às mensagens com emojis.
✴️Se sua marca é global, vale a pena ficar atento às diferenças culturais e como determinados emojis costumam ser interpretados no local.
✴️Evite emojis negativos, eles podem distorcer a sua intenção com aquele conteúdo, especialmente em mensagens de cobranças ou pedindo desculpas.
Essas informações serão úteis para descobrir uma estratégia de uso de emojis que faça sentido para o seu negócio. Recentemente, o portal de notícias G1 passou a usar emojis para ilustrar algumas notícias e notificações por push, mas sempre relacionadas a temas leves, nunca em tópicos sensíveis ou negativos.
Amplie as fronteiras dos seus conteúdo
Conte com nossa experiência para alcançar e engajar o público de maneira eficaz e autêntica. Estamos sempre atualizados com as últimas tendências de marketing digital, incluindo o uso eficaz de emojis.
Ao traçar estratégias, fazemos uma análise criteriosa do público-alvo, o que possibilita uma comunicação mais direcionada e alinhada aos objetivos do seu negócio.
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