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Novo Inbound Marketing: conheça a evolução da maneira de atrair clientes

O comportamento do consumidor está sempre mudando e, com isso, as estratégias de vendas também evoluem. O Inbound Marketing tradicional (ou marketing de atração) agora está ganhando novas perspectivas, em que construir relacionamentos de confiança duradouros, fornecer conteúdos de alta qualidade e interações sem barreiras são as tendências. Hoje, não basta apenas oferecer conteúdo relevante para atingir os consumidores em cada etapa da jornada do comprador. Os clientes esperam um alto nível de personalização e experiências ainda mais significativas. Conheça neste artigo as principais mudanças e como incorporar os novos valores no marketing da sua empresa. Inbound Marketing tradicional em xeque Um aspecto que desafia o Inbound Marketing tradicional é que, após tantos anos, o consumidor está cansado de tantos gatilhos e fórmulas prontas. Muitas vezes, os usuários podem até perceber todas essas estratégias com desconfiança. Com isso, vemos a necessidade de evoluir os funis engessados de vendas e aprimorar essas etapas. Mais que produtos e serviços de qualidade, as pessoas buscam experiências enriquecedoras, portanto o consumidor está cada vez mais no centro das estratégias. O objetivo central das marcas agora é construir relacionamentos genuínos e de confiança. O que muda no novo Inbound Marketing? Na nova maneira de ver o Inbound, observamos que as etapas do funil deixam de ser tão rígidas, dando lugar a um ciclo dinâmico, pois o consumidor pode trafegar por diferentes fases e ocupar cada uma delas mais de uma vez. Nesta abordagem, o foco está nas etapas de educação, qualificação e confiança. Tudo gira em torno da necessidade do cliente, sendo que a prioridade é oferecer conteúdos embasados, conquistar um engajamento autêntico e metas de longo prazo. A diferença mais significativa está na produção de conteúdo. No Inbound tradicional, existe a segmentação de conteúdo para cada etapa do funil com o objetivo principal de atrair leads. Já nesta nova abordagem, o foco é a criação de conteúdos por especialistas, com bastante embasamento e profundidade. Aqui, a atenção total não está em apenas atrair leads, mas principalmente entregar valor substancial que crie uma conexão de confiança com o consumidor e reforce a autoridade da marca. Como colocar em prática essa nova forma de atrair clientes? ➡️Acrescente a sua estratégia elementos de interatividade e personalização em todas as etapas; ➡️Dê total atenção à experiência do usuário, isso é essencial para a fidelização; ➡️Invista na segmentação do público, quanto mais você conhece seu consumidor, maiores as chances de oferecer conteúdos relevantes e, consequentemente, engajar e converter; ➡️Aposte na produção de conteúdo qualificado, forneça insights e análises que agreguem valor ao usuário, construindo uma relação de confiança; ➡️Diversifique os formatos dos conteúdos, aposte em webinars, podcasts e vídeos e não vincule a uma ação imediata; ➡️Organize eventos para fortalecer e promover a interação com a sua comunidade; ➡️Reduza as barreiras de entrada: repense os formulários e tente criar uma experiência mais fluída; ➡️Nem toda campanha de tráfego pago precisa ter um CTA, priorize a oferta de conteúdo informativo que fortaleça o vínculo e o awareness. A conversão é uma construção; ➡️Mantenha a nutrição de leads sempre ativa, assim você estimula a demanda de maneira contínua e orgânica; ➡️Coloque os conteúdos de educação dos leads como prioridade, assim os potenciais clientes são gradualmente instruídos, permitindo que tomem decisões bem fundamentadas e contribuam para um processo de vendas mais qualificado. ➡️Aposte em métricas de longo prazo, como Lifetime Value (LTV), Taxa de Conversão de Contratos e Ciclo de Vendas (tempo médio de conversão de leads em clientes). A melhor estratégia é a aquela que é pensada para o seu negócio Com o aparecimento de novos canais e formatos, o comportamento dos consumidores tende a mudar, por isso é essencial amadurecer também as estratégias de vendas. Cada empresa possui perfis diferentes de consumidores, cujos hábitos também se transformam de formas singulares. Por isso, não existe uma fórmula exata que possa ser aplicada em todas as companhias. É importante ter em mente que essa nova forma de olhar o marketing de atração não exclui a abordagem tradicional do funil de vendas. Portanto, é importante ter uma equipe especializada para traçar as estratégias mais alinhadas com os objetivos do seu negócio e, assim, conquistar seu público-alvo. Entre em contato com a gente e explore novas maneiras de se comunicar com sua audiência e converter mais clientes.

O comportamento do consumidor está sempre mudando e, com isso, as estratégias de vendas também evoluem. O Inbound Marketing tradicional (ou marketing de atração) agora está ganhando novas perspectivas, em que construir relacionamentos de confiança duradouros, fornecer conteúdos de alta qualidade e interações sem barreiras são as tendências. 

Hoje, não basta apenas oferecer conteúdo relevante para atingir os consumidores em cada etapa da jornada do comprador. Os clientes esperam um alto nível de personalização e experiências ainda mais significativas. 

Conheça neste artigo as principais mudanças e como incorporar os novos valores no marketing da sua empresa.

Inbound Marketing tradicional em xeque

Um aspecto que desafia o Inbound Marketing tradicional é que, após tantos anos, o consumidor está cansado de tantos gatilhos e fórmulas prontas. Muitas vezes, os usuários podem até perceber todas essas estratégias com desconfiança. Com isso, vemos a necessidade de evoluir os funis engessados de vendas e aprimorar essas etapas.

Mais que produtos e serviços de qualidade, as pessoas buscam experiências enriquecedoras, portanto o consumidor está cada vez mais no centro das estratégias. O objetivo central das marcas agora é construir relacionamentos genuínos e de confiança.  

O que muda no novo Inbound Marketing? 

Na nova maneira de ver o Inbound, observamos que as etapas do funil deixam de ser tão rígidas, dando lugar a um ciclo dinâmico, pois o consumidor pode trafegar por diferentes fases e ocupar cada uma delas mais de uma vez. 

Nesta abordagem, o foco está nas etapas de educação, qualificação e confiança. Tudo gira em torno da necessidade do cliente, sendo que a prioridade é oferecer conteúdos embasados, conquistar um engajamento autêntico e metas de longo prazo. 

A diferença mais significativa está na produção de conteúdo. No Inbound tradicional, existe a segmentação de conteúdo para cada etapa do funil com o objetivo principal de atrair leads. Já nesta nova abordagem, o foco é a criação de conteúdos por especialistas, com bastante embasamento e profundidade.

Aqui, a atenção total não está em apenas atrair leads, mas principalmente entregar valor substancial que crie uma conexão de confiança com o consumidor e reforce a autoridade da marca. 

Como colocar em prática essa nova forma de atrair clientes?

➡️Acrescente a sua estratégia elementos de interatividade e personalização em todas as etapas;

➡️Dê total atenção à experiência do usuário, isso é essencial para a fidelização;

➡️Invista na segmentação do público, quanto mais você conhece seu consumidor, maiores as chances de oferecer conteúdos relevantes e, consequentemente, engajar e converter;

➡️Aposte na produção de conteúdo qualificado, forneça insights e análises que agreguem valor ao usuário, construindo uma relação de confiança;

➡️Diversifique os formatos dos conteúdos, aposte em webinars, podcasts e vídeos e não vincule a uma ação imediata;

➡️Organize eventos para fortalecer e promover a interação com a sua comunidade;

➡️Reduza as barreiras de entrada: repense os formulários e tente criar uma experiência mais fluída;

➡️Nem toda campanha de tráfego pago precisa ter um CTA, priorize a oferta de conteúdo informativo que fortaleça o vínculo e o awareness. A conversão é uma construção;

➡️Mantenha a nutrição de leads sempre ativa, assim você estimula a demanda de maneira contínua e orgânica;

➡️Coloque os conteúdos de educação dos leads como prioridade, assim os potenciais clientes são gradualmente instruídos, permitindo que tomem decisões bem fundamentadas e contribuam para um processo de vendas mais qualificado.

➡️Aposte em métricas de longo prazo, como Lifetime Value (LTV), Taxa de Conversão de Contratos e Ciclo de Vendas (tempo médio de conversão de leads em clientes). 

A melhor estratégia é a aquela que é pensada para o seu negócio

Com o aparecimento de novos canais e formatos, o comportamento dos consumidores tende a mudar, por isso é essencial amadurecer também as estratégias de vendas. 

Cada empresa possui perfis diferentes de consumidores, cujos hábitos também se transformam de formas singulares. Por isso, não existe uma fórmula exata que possa ser aplicada em todas as companhias. 

É importante ter em mente que essa nova forma de olhar o marketing de atração não exclui a abordagem tradicional do funil de vendas. Portanto, é importante ter uma equipe especializada para traçar as estratégias mais alinhadas com os objetivos do seu negócio e, assim, conquistar seu público-alvo. 

Entre em contato com a gente e explore novas maneiras de se comunicar com sua audiência e converter mais clientes.