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A importância das métricas nas mídias sociais e quais devem ser acompanhadas

Você sabe o que são métricas e por que é importante acompanhá-las?

As mídias sociais são excelentes canais de comunicação para quem busca aumentar o número de visitantes, gerar leads e impulsionar as vendas no mercado digital.

As métricas representam uma base de avaliação, permitindo verificar se as estratégias estão atingindo os resultados almejados. Diferente do que muitos pensam, é crucial ir além das curtidas e analisar os dados corretos para acompanhar o desempenho de suas ações.

Neste artigo, falaremos sobre as principais métricas de redes sociais, porque são importantes e quais devemos acompanhar. Vamos lá?

O QUE SÃO MÉTRICAS DE MÍDIAS SOCIAIS?

As métricas são medidas quantificáveis, que servem para analisar os resultados das suas ações em plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn. Através dos dados fornecidos pelas métricas, você pode avaliar se suas campanhas e publicações estão sendo bem-sucedidas.

Vale ressaltar que não existe uma regra sobre quais métricas seguir. Isso depende diretamente dos objetivos do seu negócio.

POR QUE AS MÉTRICAS SÃO IMPORTANTES?

Atualmente, as redes sociais são peças-chave em qualquer estratégia de marketing digital. As plataformas podem variar de acordo com os objetivos de cada empresa, mas é praticamente indispensável que a maioria dos negócios esteja ativa em ao menos uma delas.

As métricas são importantes pois permitem provar e avaliar o sucesso de uma campanha ou estratégia, ficando também por dentro dos impactos do canal analisado para a empresa. Além disso, os dados fornecidos auxiliam na tomada de decisões, que se tornam mais embasadas.

As métricas também oferecem insights valiosos sobre sua audiência, permitindo descobrir quais tipos de conteúdo e temas despertam maior interesse, além de evidenciar ajustes nas campanhas, se necessário.

QUAIS MÉTRICAS DEVEM SER ACOMPANHADAS?

Cada rede social possui uma ferramenta de análise. Em algumas, pode ser preciso ter uma conta de negócios para visualizar os dados.

Abaixo, veja algumas das principais métricas que você deve acompanhar em cada mídia digital:

 

1. Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é a maior rede social do mundo. São 102 milhões de brasileiros que se conectam na rede todos os meses.

A ferramenta de análise disponível é o Facebook Insights, que permite obter as seguintes informações sobre a página da sua empresa:

🟣 Curtidas: apresenta o número total de pessoas que curtiram sua página, detalhado por mídias pagas e ações orgânicas.

🟣 Alcance: o número de pessoas que visualizaram qualquer publicação da sua página, detalhado por total, orgânico e promoções.

🟣 Publicações: apresenta informações referentes às publicações da última semana, como o comportamento dos seus seguidores considerando dias e horários.

🟣 Pessoas: dados demográficos agregados de pessoas que curtiram a sua página com base nas informações de idade e gênero disponíveis em seus perfis de usuário. Essas informações podem ser úteis ao elaborar o perfil da sua persona e compreender com mais clareza seus interesses.

 

2. Instagram

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, tendo mais de 800 milhões de usuários ativos por mês.

As principais métricas do Instagram são:

🟣 Seguidores: número de usuários que seguem o seu perfil. É possível avaliar informações como: gênero, idade, localização, seguidores por hora e dia.

🟣 Impressões: é o número total de vezes que a sua publicação foi vista. Cada visualização contabiliza uma impressão, independente se o usuário está visualizando pela primeira vez ou não;

🟣 Alcance: o alcance define quantas pessoas únicas visualizaram a sua publicação;

🟣 Engajamento: é o número de curtidas e de comentários que a sua publicação recebeu;

🟣 Interações: é o total de ações ocorridas em seu perfil, como visitas ao perfil e cliques no link da bio e cliques no call-to-action do perfil.

 

3. LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada para relacionamentos profissionais, possuindo mais de 500 milhões de usuários.

Ao acessar sua página, você pode ter acesso às seguintes métricas:

🟣 Visitantes: são os visitantes únicos e visualizações da página ao longo do tempo, considerando dispositivos móveis e computadores.

🟣 Atualizações: número total de pessoas que gostaram, comentaram, compartilharam e passaram a seguir nos últimos 30 dias.

🟣 Seguidores: número de usuários que seguiram sua página e a demografia compreendendo: localidade, função, nível de experiência, setor, tamanho de empresa e status no emprego.

 

4. Twitter

O Twitter Analytics é a ferramenta gratuita disponibilizada pelo Twitter para análises.

As principais métricas do Twitter são:

🟣 Tweets: total de posts que seu perfil publicou no Twitter;

🟣 Impressões: quantas vezes os seus tweets foram visualizados pelos usuários;

🟣 Visitas ao perfil: quantas visitas o seu perfil teve no último mês;

🟣 Menções: quantas vezes seu perfil foi mencionado por usuários do Twitter;

🟣 Seguidores: quantos seguidores você tem e quantos novos seguidores seu perfil ganhou no último mês;

🟣 Tweet de destaque: o tweet que ganhou mais impressões em um determinado mês;

🟣 Menção de destaque: o tweet com mais impressões em que outro usuário do Twitter menciona seu nome de usuário;

🟣 Seguidor de destaque: seu seguidor com o maior número de seguidores. Esse dado mostra um potencial influenciador e parceiro para seu negócio.

 

5. YouTube

O YouTube possui hoje mais de um bilhão de usuários. É o segundo maior buscador da web com mais de 2,6 bilhões de buscas por mês.

As principais métricas do You Tube são:

🟣 Exibições: número de pessoas que clicaram no seu link de vídeo e assistiram.

🟣 Inscritos: quantidade de usuários que se inscreveram em seu canal. É possível também saber a origem, novas inscrições e inscrições perdidas num determinado período;

🟣 Gostei e não gostei: resposta dos usuários aos seus vídeos com likes e dislikes. Um alto número de likes (gostei) indica que as pessoas estão reagindo bem e lhe ajudará o rankeamento;

🟣 Comentários: é uma forma de entender como está o engajamento de seu público;

🟣 Compartilhamentos: número total de vezes que o vídeo foi compartilhado, em que rede social que foi compartilhado e a data em que ele foi compartilhado.

 

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Para obter bons resultados nas mídias sociais, é crucial não apenas entender as principais métricas, mas também manter um monitoramento constante.

Evite focar apenas em métricas de vaidade, avalie se seus investimentos estão trazendo os resultados desejados e identifique as plataformas ideais para sua estratégia.

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