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As principais métricas de redes sociais que você precisa acompanhar

Tão importante quanto ter estratégias de marketing bem definidas em suas redes sociais é saber metrificá-las para saber se estão mesmo dando resultado ou apenas trazendo gastos.

Se elas são responsáveis por medir o sucesso do seu negócio, é preciso saber quais são realmente importantes para acompanhar, e claro, como fazer isso da maneira correta. 

Conheça as principais métricas das redes sociais e por que você deve acompanhá-las!

Métricas e KPI’s são a mesma coisa?

Antes de apresentarmos as principais métricas, é preciso entender que existem algumas diferenças entre métricas e KPIs – em inglês, Key Performance Indicators, ou, traduzido livremente “indicadores chave de performance”.

Métricas podem ser definidas como números que quantificam atividades e interações, como curtidas, compartilhamentos, comentários e seguidores. Por outro lado, KPIs são métricas específicas e relevantes selecionadas para avaliar o impacto direto nas metas de negócios e para mensurar o desempenho geral da estratégia de marketing. Sendo assim, uma métrica pode ou não ser um KPI, tudo depende do seu objetivo com a estratégia.

Por exemplo, se você deseja entender se as suas publicações estão aparecendo no feed dos seguidores e isso faz parte da sua estratégia de criar um relacionamento com seu público, a métrica “Total de Alcance” pode ser um indicador chave importante de acompanhar.

Importância de acompanhar as métricas

Acompanhar as métricas é muito importante para que você saiba se a sua estratégia está trazendo resultados reais para o seu negócio. Além disso, existem outras vantagens da metrificação:

  • Otimização: a análise meticulosa dos dados permite identificar padrões e tendências para assim encontrar o que funciona melhor para a sua estratégia. Isso possibilita ajustes constantes e direcionados para maximizar seus resultados.

  • Maior conhecimento da audiência: as métricas são responsáveis por mostrar o que atinge, de forma positiva ou não, o seu público. Compreender as preferências, os interesses e os comportamentos do seu público-alvo permite a criação de conteúdos mais relevantes e envolventes.

  • Decisões mais embasadas: tomar decisões baseadas em dados reais é sem dúvidas a chave para o sucesso nas redes sociais. Métricas e KPIs fornecem uma base sólida para orientar escolhas estratégicas, minimizando suposições e assim evitando custos desnecessários.

As principais métricas de redes sociais

Visão geral do Meta Business Suite Insights, principal plataforma de análise de métricas do Instagram e Facebook

Alcance

O alcance é a métrica que mede o até onde o seu conteúdo está sendo distribuído, ou seja, mostra o número de usuários que foram atingidos pela sua postagem. Se um usuário viu o mesmo post 3 vezes, ele será contabilizado como único.

Por isso, é importante lembrar que atrair audiência é importante, porém de nada vale um alcance alto, sem analisar a taxa de engajamento, que diz se o conteúdo é relevante ou não para o público.

Engajamento

Como dissemos anteriormente, a interação com a sua marca é ainda mais importante que alcançar um grande número de usuários. Para saber o nível de engajamento, é preciso acompanhar dados como: curtidas, reações, compartilhamentos e comentários.

Aqui, além de saber a quantidade em números de cada um desses dados, não deixe de acompanhar a qualidade dos comentários, por exemplo, e qual tipo de postagem engaja mais, para assim entender o que mantém o público em contato com a sua marca.

Tráfego

Se você possui um blog, site ou outro canal que direciona o público das redes sociais para ele, é essencial medir o tráfego das suas redes!

Essa métrica mostra a quantidade de pessoas que acessaram seu site, blog ou página e que foram direcionadas de cliques nas redes sociais. Por exemplo, se você criou uma postagem no Instagram com um link de saiba mais levando para uma landing page, quando essa pessoa clicar e acessar a sua página, ela será contabilizada no tráfego.

Crescimento

O crescimento do canal indica se os usuários alcançados e a taxa de engajamento realmente estão fazendo sentido.

Se você alcança muitos usuários, tem bom engajamento, e aumenta o número de seguidores de forma constante, é um sinal de que a sua estratégia está sendo feita da forma correta!

Volume

O volume diz respeito à sua reputação nas redes. As pessoas estão falando sobre a sua marca? Esses comentários são positivos ou negativos? Essa é a métrica responsável por indicar a quantidade de menções a sua marca, assim, você consegue acompanhar o quão relevante está sendo.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é qualquer ação que o usuário realiza, motivada pelo seu conteúdo.

Ela mostra a quantidade de pessoas que realizou determinada ação indicada em seus CTA’s, por exemplo, como clicar no link, visitantes que acessaram seu site e se tornaram leads, entre outras.

 Ela é calculada da seguinte forma: número de conversões / pelo número de visitas ou visualizações X 100.

ROI

Vamos começar pela famosa fórmula?

ROI = lucro do investimento – custo do investimento ÷ custo do investimento

O que isso quer dizer? Ele indica basicamente o retorno obtido por você com o seu investimento. E qual empresa não deseja saber quanto está lucrando e gastando com seu negócio, não é mesmo?

Em uma estratégia de mídia paga, é ele que mostra quanto em reais você gerou para cada Real investido nas redes sociais.

Vale ressaltar que cada rede social possui ainda suas métricas próprias que podem ser acompanhadas e analisadas dentro da plataforma, como a “demografia dos seguidores” no Linkedin, ou os minutos assistidos no Youtube, por exemplo. 

O importante, como dissemos, é ficar de olho nas métricas principais e definir quais são KPI’s relevantes para o seu negócio!

Métricas na prática

Agora imagine que você possui uma empresa na área da saúde e precisa acompanhar as principais métricas para identificar se a sua presença online é relevante. 

Essas poderiam ser algumas métricas e KPIs para acompanhar:

Métrica: Número de compartilhamentos de uma postagem no LinkedIn.

KPI: Taxa de Engajamento (reações + compartilhamentos + comentários + cliques) / Alcance).

Métrica: Número de vezes que um vídeo no YouTube foi visualizado.

KPI: Taxa de Retenção de Vídeo (tempo médio assistido dividido pela duração total do vídeo).

Métrica: Número de cliques em um link no Facebook.

KPI: Taxa de Cliques (CTR) do Link (cliques no link divididos pelo número de vezes que a postagem foi vista).

Posicione-se de maneira mais estratégica nas redes sociais e veja seu negócio crescer! Entre em contato conosco e conheça todas as nossas soluções em marketing digital.

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