Você já deve ter ouvido falar que os sites são considerados os novos cartões de visitas das empresas, mas da mesma forma que nenhum cartão traz resultados se ficar guardado na gaveta, os websites também demandam estratégias para ganharem visibilidade.
Construir um site do zero requer empenho e investimento, mas de nada adianta ter um website completo em conteúdo, visualmente atrativo e que ofereça uma experiência positiva aos usuários se não tiver visitantes.
Por isso, seja para aumentar as vendas ou conquistar uma boa posição no ranking dos mecanismos de buscas, aumentar o tráfego e ganhar relevância é essencial. Neste artigo, vamos te mostrar como as redes sociais podem ser aliadas nesse objetivo.
O potencial das redes sociais
De acordo com o mais recente estudo da Social Media Examiner, 2023 Social Media Marketing Industry Report, dentre os principais benefícios das redes sociais apontados pelos profissionais de marketing estão: maior exposição de marca (86%), aumento de tráfego nos websites das empresas (76%) e geração de leads (64%).
Maior exposição de marca e aumento de tráfego ocupam os primeiros lugares do estudo há nove anos.
Os participantes também revelaram as redes sociais que mais direcionam visitantes para os sites, segundo a experiência deles, sendo Facebook (52%), Instagram (45%) e YouTube (42%).
Fonte das imagens: 2023 Social Media Marketing Industry Report
Diante desses dados, cada vez mais constatamos a importância das mídias sociais para fortalecer a presença digital das marcas. Agora, vamos te mostrar como aproveitar essas plataformas para aumentar o tráfego no seu site de forma consistente.
#1: Inclua o link do seu site nos perfis das mídias sociais
Em todas as redes sociais, há uma área reservada para a apresentação da empresa aos seguidores. No Instagram, Twitter e no TikTok é chamada de “biografia”, popularmente conhecida por “bio”, já no LinkedIn, Facebook e Youtube é a seção “sobre”. Recentemente, o Instagram anunciou que agora permite a inserção de cinco links diferentes na bio.
Lá você pode incluir o link do seu site, desta forma os usuários sabem onde ir caso queiram mais informações sobre a empresa, o que contribui para direcionar o tráfego das mídias sociais para o website.
#2: Adicione links às postagens para aumentar o tráfego
Cada publicação oferece uma oportunidade de encaminhar o usuário para o site da sua empresa. Por isso, além do perfil, inserir links nos posts é uma boa estratégia.
Mas a ideia aqui não é sair colocando as URLs em todos os posts de forma aleatória. Estamos falando de gerar conteúdos atrativos, que despertem a atenção do usuário e o incentive a clicar no link para saber mais sobre o assunto ou o produto/serviço em questão.
Uma dica é estimular essa ação ao final dos posts usando CTAs (call to action) e um link. Cada plataforma oferece opções diferentes, vamos destacar as principais delas.
Facebook e LinkedIn: É possível colocar links direto na legenda dos posts, o que facilita o direcionamento. No Facebook também é permitido acrescentar nos stories.
Instagram: Apesar da plataforma não permitir adicionar URLs clicáveis nas postagens, você pode usar o recurso de link nos stories ou incentivar seus seguidores a acessar os links na bio.
Youtube: Dá para inserir links nas legendas, ou então, em pop-ups durante ou nas telas finais dos vídeos.
Twitter: Adicionar links nos tweets gera a visualização automática da imagem do site, também é possível inserir imagens que, quando clicadas, levam o usuário para uma página externa.
TikTok: Links clicáveis só são permitidos em anúncios pagos, portanto a alternativa é adicionar um link na bio e direcionar as pessoas para acessar lá.
#3: Facilite e estimule o compartilhamento de publicações nas redes sociais
Gerar conteúdos relevantes que incentivem naturalmente o compartilhamento pelos seus seguidores ou estimular essa ação é importante para aumentar as visitas no seu site, pois amplia o alcance da publicação e, ainda, há o aspecto da prova social. Temos a tendência de confiar mais nas opiniões e recomendações das pessoas que conhecemos ou estão mais próximas.
Outra recomendação é se certificar de que é fácil compartilhar o conteúdo do seu site nas redes sociais. Deixe os botões de compartilhamento visíveis e confirme a compatibilidade do website com cada uma delas para melhor usabilidade.
#4: Invista no atendimento ao cliente e na interação com os seguidores
A construção do relacionamento com seus seguidores também pode impactar no tráfego do site. Por isso, responda prontamente às dúvidas, reclamações e incentive a interação, isso faz com que seu público se sinta valorizado.
Em muitas respostas, você pode incluir um link para seu site, em que o usuário encontrará mais informações sobre o assunto em questão. Sem contar que a experiência oferece uma prova aos clientes em potencial de como é o tratamento da empresa.
#5: Explore as funcionalidades das redes sociais e otimize seus posts
Mais que produzir conteúdos atrativos e que entregam valor aos seus seguidores, há ainda outros recursos que vão além da inserção de links e CTAs e podem ser úteis para aumentar o engajamento e, por consequência, os acessos ao site.
- Adapte os conteúdos para cada rede social e faça testes com diferentes formatos para descobrir os que interessam mais os seus seguidores;
- Utilize hashtags estratégicas para facilitar que outros usuários descubram sua página;
- Use imagens, vídeos e infográficos nas postagens para torná-las mais atrativas;
- Realize campanhas pagas nas mídias sociais com o objetivo de direcionar o tráfego para o seu site.
#6: Acompanhe os resultados
Para concluir, é necessário ressaltar a importância de acompanhar os relatórios de tráfego do site e os resultados da sua estratégia nas redes sociais. Com esses dados em mãos, é possível extrair informações de onde estão vindo os visitantes, analisar o que está dando certo e o que pode ser aprimorado.
Estratégia
Conquistar tráfego e consolidar a autoridade do seu site exigem proatividade e estratégias assertivas para atingir o seu público-alvo.
Conheça as nossas soluções para desenvolvimento de website e gestão de redes sociais.