Vivemos na era em que a atenção é disputada a cada segundo, principalmente nas redes sociais, onde criar conexões autênticas e significativas com o público torna-se ainda mais importante. Em meio a tantas informações disponíveis nas redes, as pessoas buscam cada vez mais por conteúdos que atendam seus anseios e despertam emoções. Ninguém gosta de acessar uma “vitrine online”, onde só existem anúncios de produtos ou serviços.
Conforme apontado pelo The Global State of Digital 2022, a quantidade global de usuários de plataformas sociais ultrapassa 4,62 bilhões, demonstrando um aumento anual superior a 10%. No contexto brasileiro, aproximadamente 77% da população está conectada à internet, engajando-se em atividades variadas como entretenimento, compras, jogos, acesso a notícias e outras formas de interação online.
Diante deste contexto, podemos introduzir o conceito de conteúdo humanizado. Mesmo diante de uma era completamente digital, pessoas se relacionam com pessoas. Para fazer com que sua marca alcance cada uma delas, é preciso tratá-las de forma humanizada, produzindo conteúdos que estabeleçam relacionamento e atendam às suas necessidades, indo além da oferta de serviços e produtos.
Por que as marcas que adotam a humanização de conteúdo atraem mais usuários?
Todos os dias acessamos nossas redes sociais em busca de novos conteúdos, que nos tragam conhecimento, proporcionem um momento de lazer ou criem conexões com outros usuários. Raramente ao realizar estes acessos estamos buscando por ofertas de produtos ou serviços.
Uma prova de que as conexões emocionais e autênticas fazem toda a diferença na comunicação de uma marca é a preferência dos usuários. Ao compartilhar detalhes de seus bastidores, sua história, valores e desafios, de maneira simples e sincera, as marcas ultrapassam o papel de provedor de produtos e serviços e passam a fazer parte da narrativa pessoal dos consumidores. Uma simples transação comercial é transformada em uma jornada compartilhada, e isso faz com que o usuário sinta o desejo de acompanhar e consumir os conteúdos apresentados pela empresa.
Como humanizar uma marca?
A humanização de uma marca vai além da presença digital. É preciso comunicar-se com autenticidade, compartilhando os valores que guiam a empresa e buscando fazer parte da jornada do seu público, desenvolvendo a capacidade de tocar a emoção e criar uma ligação duradoura, que vai além do superficial. Tenha em mente que o público deseja ver, ouvir e entender o seu negócio. As pessoas buscam se identificar com as marcas, mas isso não é possível sem alguns pilares essenciais.
➡️Tenha um estilo próprio: Para humanizar uma marca devemos dar a ela uma personalidade única, que a identifique e, acima de tudo, diferencie-se de qualquer outra no mercado.
➡️Ofereça conteúdos relevantes: As redes sociais foram feitas para pessoas, e não para marcas. Trata-se de um ambiente extremamente pessoal, onde, para garantir espaço, as empresas devem adequar sua comunicação, falando mais do que os outros querem ouvir e menos sobre si. Por isso, devemos apresentar conteúdos de qualidade, gerando valor para o usuário, e não somente propaganda. Tudo isso pode ser feito através do marketing de conteúdo, uma estratégia que permite que a empresa participe da vida do cliente, atingindo-o de maneira correta, no momento que ele precisa.
➡️Valorize o dia a dia da empresa: Mostrar os bastidores da sua empresa, o dia a dia no trabalho e apresentar talentos são formas excelentes de se aproximar com o público. Cada conquista do dia a dia pode ser valorizada e contada de forma com que os clientes possam se identificar.
➡️Mantenha uma conversa ativa com as pessoas: O social listening desempenha um papel crucial no marketing humanizado. As pessoas demonstram um desejo genuíno de engajar-se com as marcas às quais se relacionam, e isso vai além dos comentários diretos. As menções e interações que ocorrem nas postagens também têm um papel importante nessa dinâmica de diálogo e identificação.
➡️Faça um bom atendimento: Além do atendimento presencial, é fundamental investir no atendimento online, via redes sociais. Deixe claro para o cliente o quanto a opinião dele é importante para sua marca, tratando-o como um ser único e exclusivo.
As redes sociais criaram uma nova maneira de se conectar, e saber como fazer isso nesse ambiente digital é o diferencial que leva à humanização. A divulgação de produtos e serviços podem e devem acontecer, porém não com aquela cara de catálogo, afinal, ninguém se conecta com um catálogo! Interação, afinidade e relacionamento: é isso que define a verdadeira humanização nas redes sociais.
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