Avanti Marketing

blog

Mindset ágil: como ele pode ser útil para o seu negócio?

Quem tem um negócio sabe da importância de estar sempre atualizado e apresentando novas abordagens de gestão dentro da empresa. É essa a maneira mais assertiva de acompanhar o mercado e as mudanças constantes da era em que vivemos.

Era essa que podemos definir como um mundo ágil, incerto e volátil, onde as mudanças e inovação acontecem todos os dias e influenciam diretamente em todos os campos, inclusive no profissional.

É por isso que o mindset ágil tem se tornado tão rico para quem deseja implementar inovação na empresa e se destacar entre os concorrentes. Trata-se de uma mudança de mentalidade e princípios para transformar e garantir mais sucesso para o seu negócio.

O que é mindset ágil?

Vamos começar essa definição dizendo que aqui pode haver uma certa confusão linguística, já que, traduzido para o português brasileiro, o termo seria definido como “mentalidade ágil”, mas, na prática, a definição vai muito além de “ser ágil”, trata-se de dinamismo e de uma mudança de posicionamento.

Adotar um mindset ágil é ter a capacidade de adaptação e flexibilidade constantes. Em um negócio, é conseguir dispensar a mentalidade burocrática e se adaptar a uma rotina menos perfeccionista, dando liberdade aos profissionais, reduzindo o sistema hierárquico e assim garantindo mais colaboração e produtividade dos funcionários.

Portanto, o mindset ágil é uma nova forma de pensar e agir, com mais agilidade, sim, mas também com estratégia e dinamicidade para permitir que a empresa se adapte mais facilmente a mudanças e desafios.

Quais os pilares do mindset ágil?

O mindset ágil surgiu a partir do Manifesto Ágil, que traz alguns pilares e características fundamentais para organizações que desejam implementar a metodologia em sua rotina.

De acordo com o Manifesto, esses são os itens valorizados:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas: ter respeito com toda a equipe, independente de posição hierárquica; foco na aprendizagem sem represálias e colaboração;

  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente: eliminar as burocracias e focar na entrega de valor;

  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos: atender às expectativas do cliente, entregar qualidade e consequente fidelização;

  • Responder a mudanças mais que seguir um plano: uma equipe preparada para se adaptar tanto às mudanças do cliente quanto as do mundo e mercado.

Afinal, como aplicar a metodologia nos negócios?

Assim como qualquer mudança, desenvolver uma mentalidade ágil não acontece repentinamente. No entanto, existem algumas práticas que podem ajudar para que essa mudança seja mais fluida:

Transforme o mindset

O primeiro passo é abandonar a mentalidade burocrática e começar a mudar o seu pensamento para aceitar mudanças, correr mais riscos e se adaptar às oportunidades. 

Feito a mudança enquanto líder, é fundamental que essa mentalidade seja aplicada a toda equipe, incentivando uma nova cultura no ambiente de trabalho.

Identifique as dificuldades da equipe

É importante mapear todas as dores da equipe, em todos os setores. Entenda os pontos que precisam ser melhorados e defina estratégias para que os desafios sejam superados da melhor forma.

Defina quais metodologias ágeis seguir

Após os primeiros passos, defina quais metodologias ágeis seguir para obter bons resultados. Identifique qual funciona melhor na rotina da sua equipe, para que assim os processos sejam agilizados e tragam resultados assertivos.

Defina os métodos e frameworks

Com as metodologias definidas, é preciso escolher os melhores métodos e frameworks para colocá-las em prática. É importante ter em mente que as metodologias podem ser combinadas em determinados projetos, mas que as ferramentas irão se ajustar de acordo com a necessidade de entrega para o cliente.

Organize prioridades

A prioridade central da equipe deve ser agora o mindset ágil. É preciso torná-lo parte da cultura da empresa e engajar a equipe para que as metodologias sejam aplicadas gradativamente.

Dê autonomia ao time para aplicar cada metodologia escolhida para que assim entendam as vantagens de pensar de forma ágil.

Vantagens de um mindset ágil

São inúmeras as vantagens de se aplicar uma metodologia ágil no seu negócio. Ela impacta diretamente nos resultados, visto que:

  • Promove mais produtividade da equipe;
  • É mais eficiente, permitindo a entrega de múltiplas tarefas;
  • Proporciona uma equipe mais unida e engajada;
  • Reduz custos, uma vez que a priorização de resposta à mudanças permite rápida adaptação e correção de falhas mais facilmente.

Gostou deste conteúdo? Leia mais artigos no nosso blog. 

Leia também:

plugins premium WordPress