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Nutrição digital: entenda o que é e como incorporá-la na produção de conteúdo

O conceito de “nutrição digital” surge como uma forma de entender a qualidade dos conteúdos consumidos diariamente pelos espectadores.

Nossa relação com a internet passou por grandes avanços em um curto período. Se no início dos anos 2000 estar conectado era um luxo, atualmente, vivemos em um mundo onde a vida digital e a vida real estão intrinsecamente conectadas. A internet passou a ser fundamental e a fazer parte da rotina de todos.

Entretanto, estar sempre conectado passou a gerar uma série de hábitos que, quando analisados, revelam-se não tão saudáveis. Por isso, a preocupação não se limita apenas à quantidade de tempo que dedicamos online, mas também à qualidade do conteúdo que absorvemos nesse período.

Assim como a nutrição tradicional, que visa entender a qualidade dos alimentos para ocasionar uma vida saudável aos indivíduos, o conceito de “nutrição digital” surge como uma forma de entender a qualidade dos conteúdos consumidos diariamente pelos espectadores.

Esta abordagem está revolucionando a forma como os profissionais de marketing trabalham com a produção e o encaminhamento de conteúdo para seus potenciais clientes. Em uma vida virtual tão intensa como a nossa, torna-se necessário fazer entregas significativas, capazes de impactar quem está do outro lado da tela, auxiliando-os em sua trajetória.

Neste sentido, é importante estar atento a alguns detalhes. Continue lendo para entender o que é a nutrição digital e sua relevância na produção de conteúdo.

O que é Nutrição Digital?

A nutrição digital propõe uma abordagem que avalia o tipo e a qualidade do conteúdo que consumimos online, analisando seu impacto na saúde mental e emocional. Isso inclui desde as postagens nas redes sociais, os vídeos que assistimos, as notícias que acompanhamos e até mesmo as interações online que estabelecemos.

Ser bombardeado com informações irrelevantes e de caráter duvidoso não é uma tarefa simples. Dessa forma, entender a importância da nutrição digital e como utilizá-la é extremamente necessário para que, tanto as marcas foquem na construção de conteúdo relevante, quanto para que o público não sofra com possíveis enfermidades psicológicas e emocionais causadas pela internet.

O impacto da Nutrição Digital

Todo profissional de marketing ou produtor de conteúdo compreende que, nos dias atuais, conquistar a atenção do público é uma tarefa desafiadora. Não se trata apenas de atrair a atenção, mas também de proporcionar algo que genuinamente possua valor.

As marcas precisam ir além de simplesmente vender produtos ou serviços. Elas devem entregar algo que tenha um significado especial, seja entretenimento, educação ou inspiração.

Em um cenário onde os usuários muitas vezes optam por não receber notificações e escolhem minuciosamente o conteúdo que desejam consumir, este princípio se torna mais essencial do que nunca.

Dicas para melhorar sua Nutrição Digital

Agora que ficamos por dentro do conceito de nutrição digital e entendemos sua importância, vamos explorar estratégias práticas para aproveitar essa tendência a favor da sua marca, confira!

➡️1. Produza conteúdos relevantes e diversificados

Abandone a prática de criar conteúdo apenas para atender um cronograma, sem um planejamento adequado por trás dele.

Pense nas dores da sua persona e entenda profundamente a sua jornada de compra para auxiliá-lo em cada momento.

Nada de ficar falando apenas da empresa e ter conteúdos totalmente comerciais. Varie os temas e tipos de postagem, desde que sejam assuntos que sua persona queira consumir nos formatos de sua preferência.

➡️2. Transmita os valores da marca nos conteúdos

Como você não terá tantas oportunidades para se comunicar com o cliente, é preciso transmitir os valores da marca sempre que possível.

Ao entender os atributos da sua marca, combinados com um profundo conhecimento de sua persona, fica mais fácil desenvolver um conteúdo exclusivo e de grande valor para seu público-alvo.

Questione-se: porquê meu público deveria investir tempo consumindo meu conteúdo em meio a tantas opções online? Como posso proporcionar algo específico e agregar valor ao meu público, em vez de simplesmente sobrecarregá-lo com informações superficiais?

Essas perguntas podem ajudá-lo a produzir conteúdos mais valiosos e, ao mesmo tempo, incentivar seu público a manter um equilíbrio saudável.

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➡️3. Fure a bolha do algoritmo

Quando falamos em marketing, é comum que muitos profissionais se concentrem em seus formatos preferidos de conteúdo, deixando de considerar as demais opções disponíveis.

Por mais que todos tenham os seus favoritos (o que é totalmente normal!), precisamos abrir a mente e entender que nem sempre as nossas preferências refletem as dos consumidores.

O importante é entender quem é o público que se deseja impactar e explorar as opções disponíveis para analisar o que funciona e que não traz tantos resultados.

O mesmo se aplica para a escolha dos temas, que podem sempre ter o mesmo formato ou ideia por trás. Inove, busque criar conteúdos exclusivos e veja a grande diferença que isso fará.

➡️4. Se não tiver nada relevante para dizer, não diga nada

Tornou-se cada vez mais frequente deparar-se com um tema em destaque nas redes sociais e observar todas as marcas e criadores abordando o mesmo assunto.

A questão aqui é que, na maioria das vezes, esses conteúdos são apenas “mais do mesmo”. Embora originados por diversas marcas e criadores, ao examinar de perto, nota-se que se trata de uma reprodução infinita de conteúdo superficial.

O escritor e consultor Jorge Grimberg nomeou esse fenômeno de “mediocridade digital”. Segundo ele: “A mediocridade digital ocorre quando todos decidem que querem ser relevantes no Instagram ou no TikTok, mesmo sem ter muito a dizer ou mostrar. Assim, os conteúdos se tornam mais genéricos, sem nada de novo.”

Portanto, para que seu conteúdo passe pela nutrição digital da sua audiência, ele precisa ser relevante e único. Algo que apenas a sua marca pode oferecer.

Priorize a qualidade em vez da quantidade. Certifique-se de que seu conteúdo seja preciso, útil e valioso.

 

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