Avanti Marketing

blog

Você costuma ligar a sua câmera nas reuniões virtuais? Conheça os benefícios dessa prática.

Mesmo que você não se sinta confortável em frente à webcam, vamos mostrar porque habilitar o vídeo pode ser bom para você e sua equipe durante as suas reuniões.
Você costuma ligar a sua câmera nas reuniões virtuais

As reuniões virtuais vieram para ficar. O que antes parecia ser somente uma forma de contornar os efeitos do lockdown na pandemia se mostrou uma maneira bastante eficaz de conectar pessoas sem a necessidade de deslocamento. Mais um ponto positivo para a tecnologia!

Com as interações online se tornando cada vez mais comuns, aparecem novas questões, como a decisão de ligar ou não a câmera durante as conferências. Mesmo que você não se sinta muito confortável em frente à webcam, vamos te mostrar porque, em muitos momentos, habilitar o vídeo pode ser bom para você, seus colegas e, ainda, facilitar a condução da reunião. Confira:

 

Promove a conexão entre os participantes

Manter a câmera ligada mostra que você está interessado, engajado e atento ao assunto da reunião, o que colabora para gerar vínculos e fortalecer o pertencimento. Esse gesto também demonstra respeito por quem marcou o call e envolvimento com o tema. Por outro lado, manter a webcam desligada durante todos os encontros online pode indicar desconexão.

Sem contar que as interações e conversas por vídeo contribuem para fortalecer a integração, especialmente em equipes em trabalho remoto, e reduzem a sensação de isolamento.

 

Facilita a comunicação

Ao ver as pessoas, você consegue captar sinais não verbais, o que é essencial para estabelecer a comunicação, além de um indicador importante para o facilitador da videoconferência.

Afinal, todos os nossos comportamentos, como postura corporal, expressões faciais, contato visual, gestos com as mãos e tom de voz contribuem para melhorar a forma como nos comunicamos e nos entendemos. Essa interação é fundamental para transmitir a mensagem com clareza e, ainda, evita interpretações equivocadas.

 

Incentiva o engajamento

Estabelecer contato visual com as pessoas favorece a interação e a participação nos debates, o que resulta em conversas mais reais e reuniões mais produtivas. Se você é multitarefa, manter a câmera ligada também pode ajudar a te manter focado nos objetivos da reunião e não em outros afazeres, como verificar e-mails ou responder mensagens no celular.

A atenção plena é muito importante para a compreensão da mensagem, além de contribuir para o surgimento de insights e novas ideias.

 

Leia também: Comunicação Empática e seus benefícios para o Atendimento ao Cliente

 

Favorece a sua confiança

Os encontros online possuem uma atmosfera diferente das conversas presenciais, o que pode atrapalhar seu fluxo se você for liderar uma reunião. Neste sentido, ligar a câmera é uma forma de afirmar sua confiança e liderança. Isso te auxiliará a conduzir as conversas com muito mais facilidade.

 

Aumenta a sua visibilidade

Para alguns casos, vale a máxima: quem não é visto não é lembrado. Nossa memória visual é muito forte, portanto ao não compartilhar seu vídeo, em uma reunião híbrida
(com pessoas participando online e outras presencialmente), por exemplo, você ficará praticamente invisível.

Isso dificulta que os outros participantes se lembrem de te envolver nas discussões ou, até mesmo, se recordem que você esteve efetivamente na conversa.

 

Você costuma ligar a sua câmera nas reuniões virtuais

 

Equilíbrio é tudo

Quem participa de muitas reuniões online diariamente sabe o quanto isso pode ser cansativo. Ficar muito tempo exposto às telas e conferências pode causar a chamada fadiga de zoom, levando ao esgotamento mental.

Uma dica válida para diminuir o cansaço nos encontros virtuais é desabilitar a autovisualização. Querendo ou não, acabamos checando nossa aparência e nossas reações no vídeo em muitos momentos, o que contribui com a fadiga.

Em suma, o importante é prezar pelo equilíbrio e, sobretudo, pelo bom senso. Respeite os seus limites e escolha as reuniões nas quais é mais importante a sua participação com a câmera ligada.

 

Conheça algumas dicas:

Mantenha a câmera ligada quando você:

  • É o facilitador da reunião
  • É a primeira vez que conhece as pessoas
  • Quer se conectar com os participantes e demonstrar interesse no assunto
  • Se sente confortável consigo mesmo e com o ambiente a sua volta

 

Tudo bem desligar a webcam quando você:

  • Está participando como ouvinte
  • Já interagiu com as mesmas pessoas em outros momentos do dia e está cansado
  • Está em um ambiente desfavorável (bagunça, obras, luminosidade prejudicada, presença de outras pessoas, distrações, entre outros)
  • Está com a conexão de internet ruim
  • Está mentalmente esgotado

 

Gostou do conteúdo? Confira mais artigos no nosso blog.

Leia também:

plugins premium WordPress