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Entenda a relação entre saúde mental no trabalho e fidelização de consumidores

Você sabe qual a relação entre a saúde mental dos colaboradores da sua empresa e a consequente aproximação e fidelização do seu público?
Entenda a relação entre saúde mental no trabalho e fidelização de consumidores

Muito tem-se falado sobre conteúdo humanizado, comunicação empática e saúde mental nos últimos anos, mas você sabe qual a relação entre a saúde mental dos colaboradores da sua empresa e a consequente aproximação e fidelização do seu público?

Hoje já sabemos que diversas situações no ambiente de trabalho, como a alta carga horária e de demandas, por exemplo, afetam diretamente a saúde mental e desempenho dos colaboradores, que desenvolvem problemas como burnout, ansiedade, estresse e outras condições mentais.

Assim, uma pessoa com a saúde mental afetada pode ter sua produtividade comprometida, e indo além, perder a capacidade de criatividade, motivação e de bons relacionamentos.

Certamente isso irá impactar o atendimento ao público final e até mesmo dentro do próprio ambiente de trabalho, e é sobre isso que falaremos a seguir!

 

Saúde mental e trabalho: qual a relação?

Um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que transtornos de ansiedade e depressão custam 1 trilhão de dólares à economia global anualmente. O motivo? Perda de produtividade e consequente impacto na economia geral.

Com o mercado cada vez mais competitivo, principalmente devido à facilidade que o digital proporciona, o nível de pressão é mais elevado, a carga horária e de demanda muitas vezes mais altas, além de diversas situações no ambiente de trabalho, que levam ao esgotamento emocional.

Esse esgotamento pode afetar as relações no ambiente corporativo, a produtividade, a qualidade nas entregas e claro, o atendimento ao público, seja ele físico ou virtual.

 

O impacto das redes sociais na saúde mental

Partindo para o universo digital, as redes sociais por si só têm interferido na saúde mental de milhões de usuários, não só pelo uso excessivo em muitos casos, mas pelo tipo de conteúdo consumido e até mesmo as relações que vêm sendo estabelecidas na internet, tanto com outros usuários quanto com as marcas mais influentes.

Nesse sentido, um atendimento humanizado faz toda a diferença. É dessa forma que empresas se conectam com as pessoas, entendendo-as não como números, mas como seres humanos que possuem suas subjetividades e necessidades, e que também precisam de atenção e acolhimento.

Uma empresa que se conecta e conversa com seu público fideliza consumidores e alcança mais resultados, porque sabe o que ele procura, o que o afeta negativamente, suas aspirações e causas defendidas.

 

Equipe saudável é sinônimo de bons relacionamentos

Então, como a saúde mental da sua equipe ajuda a construir bons relacionamentos, e não apenas números positivos para a sua empresa?

Se o seu funcionário se sente valorizado, sente pertencimento em relação à empresa, está feliz no ambiente de trabalho e tem amparo dos gestores, ele é capaz de se relacionar de forma mais humana, já que pessoas se conectam com pessoas.

Relacionamentos fortes e construídos com base na empatia e no verdadeiro entendimento do que o público deseja geram mais confiança e trazem para perto consumidores fiéis que buscam, cada vez mais, ouvir o que a sua empresa, ou melhor, as pessoas que formam toda a comunicação da sua empresa, têm a dizer.

Portanto, uma equipe saudável é capaz de gerar:

  • Comunicação empática
  • Conteúdo humanizado
  • Bons relacionamentos
  • Fidelização e resultados!

 

Como gerir equipe e marca de forma humanizada

Antes de qualquer coisa, os gestores da sua empresa precisam sempre focar no bem-estar dos funcionários, proporcionando motivação e acolhimento em todos os momentos dentro do ambiente corporativo.

O planejamento de uma liderança deve colocar como ponto principal a saúde mental dos trabalhadores, focando, por exemplo, em algumas estratégias, como: eventos corporativos e de integração; realização de pesquisas de satisfação; metas claras e objetivas; respeito ao horário comercial; liberdade e autonomia, e é claro, canais de escuta ativos e relacionamentos baseados em uma cultura forte.

Equipe integrada, saudável e produtiva? Ela estará pronta para lidar com as adversidades e pressão do dia a dia com mais leveza, e saberá conduzir (e mesmo pedir auxílio nos momentos necessários) fortes relacionamentos com os clientes e a fidelização dos mesmos.

Portanto, entenda as pessoas e conecte-se com elas!

Quer saber como fazer isso? Entre em contato conosco.

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