A Hootsuite, empresa norte-americana especializada em gestão de marcas na mídia social, lançou o relatório “Social Trends 2024”, com valiosos insights sobre as preferências das pessoas online, baseado em uma pesquisa comercial com 4.281 profissionais de marketing e uma pesquisa com 4.508 consumidores, realizada em agosto de 2023.
No blog de hoje, compartilhamos as principais ideias, e aquilo que a sua marca com certeza não pode deixar de fazer para alcançar melhores resultados em 2024. Acompanhe!
Tendências nas redes sociais em 2024
De acordo com o relatório divulgado pela Hootsuite, são três as principais tendências esperadas para 2024:
- Ascensão e consolidação do uso da Inteligência Artificial (IA);
- Escolha de plataformas que realmente funcionam para as marcas;
- Acompanhamento do Return On Investment ou retorno sobre o investimento (ROI) para definição das melhores estratégias, ou dos melhores relacionamentos.
Resumidamente, em 2024 contaremos cada vez mais, desde que de forma ética e inteligente, com o uso da inteligência artificial. Além disso, a presença no digital será mais direcionada para as plataformas que façam sentido e funcionem para o propósito e público de cada marca.
O ROI será utilizado para impulsionar melhores resultados, propondo estratégias eficientes baseadas em dados.
Ascensão da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial ganha ainda mais força em 2024 quando o assunto é marketing nas redes sociais, no entanto, é preciso ficar atento ao seu uso e saber identificar o limite entre a sua eficiência e a autenticidade das marcas no digital.
Explicamos: de acordo com o relatório, 62% dos consumidores dizem que é menos provável que se envolvam e confiem no conteúdo se souberem que ele foi criado por uma IA.
Ou seja, por mais que o uso da inteligência artificial proporcione pontos positivos para a sua marca, é preciso saber usá-la com moderação e ética, além de manter a autenticidade e não apenas “copiar e colar” prompts prontos, sem o conhecimento real do seu público e do que ele gosta e engaja.
Em relação ao público, por exemplo, o relatório ressalta que aquelas marcas que possuem uma comunidade mais jovem nas redes sociais, terão maior facilidade para experimentar a IA, já que esse público está mais aberto ao seu uso. Já quem possui um público mais velho, deve ter mais cuidado na geração de textos e imagens com IA neste momento, já que esse público tende a não confiar tanto nesse tipo de tecnologia.
Além disso, as marcas que quiserem obter sucesso neste ano, precisarão dominar a autenticidade nas redes.
“Não se trata mais de quem (ou o quê) cria seu conteúdo; é sobre a experiência da marca que o seu conteúdo cria para o cliente.”
Fonte: Pesquisa de Consumidores Hootsuite Social Trends 2024
Então, quais são as melhores práticas para o uso de IA nas redes sociais em 2024?
- Conheça o seu público;
- Construa bons relacionamentos, passe confiança com o seu conteúdo, seja autêntico;
- Esteja atento a políticas de boas práticas e uso da IA.
É preciso estar em todas as plataformas?
Pode até ser que em algum momento estar presente em todas as redes sociais fosse uma boa estratégia para ser visto. No entanto, para 2024, as marcas realmente estratégicas irão se concentrar nas plataformas que funcionam para o seu negócio.
É preciso identificar quais redes têm maior desempenho e se concentrar em entregar conteúdos relevantes e que sigam as diretrizes de cada plataforma.
“56% dos consumidores acham que as marcas deveriam ser mais identificáveis nas redes sociais.”
Fonte: Pesquisa de Consumidores Hootsuite Social Trends 2024
Mas, como fazer isso? Através de dados!
A busca pelo melhor ROI
Orientar as estratégias de marketing nas redes sociais por dados é sem dúvidas a melhor maneira de alcançar os melhores resultados.
Acompanhar o Return On Investment ou retorno sobre o investimento (ROI) pode mudar a comunicação com o seu público, auxiliar a encontrar as melhores plataformas e assim aperfeiçoar o seu relacionamento com o público online.
Segundo o relatório da Hootsuite, em 2024, realizar postagens cruzadas é uma das melhores estratégias para conhecer o seu público e melhorar seus resultados. Para esse tipo de estratégia, a principal regra é alinhar o conteúdo com as normas, formatos e práticas recomendadas por cada plataforma.
Todas as postagens podem seguir a mesma linha de raciocínio, promover a mesma campanha e ter o design semelhante, porém, para que tenham maior chance de engajamento, cada plataforma deve ditar seus objetivos, formatos, especificações visuais e de texto, e a maneira como você fala e interage com seu público, descobrindo assim a melhor opção para você.
No entanto, não basta apenas postar. De acordo com o relatório, 34% dos entrevistados disseram que marcas que estão muito focadas na autopromoção oferecem um grande desestímulo na forma como a percebem nas redes sociais.
Para eles, as redes sociais são uma grande fonte de entretenimento e de relacionamento.
“Em 2024, as marcas que publicam conteúdo divertido nas redes sociais terão mais sucesso em conquistar a atenção, o envolvimento e (eventualmente) a participação de mercado das marcas que continuam publicando as mesmas coisas de sempre.”
Fonte: Pesquisa de Consumidores Hootsuite Social Trends 2024
Além de fazer bom uso da IA, acompanhar o ROI e identificar a melhor plataforma para o seu negócio, em 2024 será preciso, mais do que nunca, se relacionar com o seu público, oferecendo conteúdos relevantes e criando uma comunidade engajada.
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