Avanti Marketing

blog

6 dicas para utilizar o e-mail marketing de forma eficiente

6 dicas para utilizar o e-mail marketing de forma eficiente

Você sabia que 59% das pessoas afirmam que suas decisões de compra são influenciadas pelo recebimento de e-mail marketing? Engana-se quem pensa que essa é uma ferramenta ultrapassada, ainda hoje a estratégia continua sendo poderosa para estabelecer e manter relacionamentos ativos com os clientes, sendo uma forma eficaz de conquistar sua atenção e fidelidade. 

Para ter ideia do alcance, dados revelam que até 2024, 4,5 bilhões de pessoas  em todo o mundo devem usar e-mail. E atualmente, 92% dos adultos que têm acesso à internet usam o correio eletrônico  – 61% deles todos os dias.

Com esses números, é possível constatar que o e-mail é uma maneira confiável de atingir uma grande parte do seu público. Neste blogpost, exploraremos como utilizá-lo de forma eficiente, aumentando as chances de conversão.

1.Construa uma lista de contatos qualificados

O primeiro passo para utilizar o e-mail marketing como uma ferramenta efetiva de captação de clientes é construir uma lista de contatos qualificados. Em vez de comprar listas de e-mails prontas, que podem ser pouco segmentadas e resultar em baixas taxas de conversão, concentre-se em capturar leads de alta qualidade. 

Isso pode ser feito por meio de formulários de inscrição em seu site, oferecendo materiais exclusivos ou descontos em troca de endereços de e-mail, criação de landing pages ou interações em posts nas suas redes sociais. 

2. Segmente sua lista de contatos

Uma das vantagens do e-mail marketing é a possibilidade de segmentar sua lista de contatos com base em diferentes critérios, como idade, localização geográfica, interesses ou comportamentos de compra. 

Ao organizar sua lista, você pode personalizar suas mensagens de acordo com as necessidades e preferências específicas de cada grupo, aumentando a relevância e a eficácia das campanhas.

3.Crie conteúdos relevantes e personalizados

Quando você faz um post nas redes sociais, existem maneiras de atingir seu público-alvo (especialmente em anúncios pagos), porém não é possível personalizar o conteúdo para cada usuário. Esse é mais um ponto positivo do e-mail marketing. 

Portanto, evite o envio de mensagens genéricas em massa. Em vez disso, crie conteúdos relevantes e personalizados, que envolvam os usuários e, então, segmente suas mensagens com base nos interesses e comportamentos do público-alvo. Isso pode incluir informações úteis, dicas relacionadas ao seu nicho de mercado, estudos de caso ou ofertas especiais exclusivas para assinantes ou aniversariantes, por exemplo.

4.Responsividade: otimize a leitura para dispositivos móveis 

Com o aumento do uso de smartphones, é crucial garantir que seus e-mails estejam otimizados para dispositivos móveis. Certifique-se de que suas mensagens sejam responsivas e tenham um layout adaptável, para que possam ser visualizados corretamente em telas menores. 

Além disso, mantenha suas mensagens curtas e diretas, com um call-to-action claro e fácil de clicar.

5.Acompanhe e analise os resultados

Um aspecto bastante relevante quando falamos de e-mail marketing, é que essa é uma ferramenta possível de rastrear, assim você pode saber quem abriu as mensagens enviadas, quantas vezes, quando e quais conteúdos despertaram mais atenção.

Desta maneira, é importante acompanhar e analisar os resultados para melhorar continuamente suas campanhas de e-mail marketing. Utilize ferramentas de análise para monitorar métricas como taxas de abertura, taxas de cliques e taxas de conversão. Com base nesses dados, faça ajustes e otimize suas campanhas para maximizar os resultados.

Vale ressaltar que as campanhas de e-mail marketing são jornadas contínuas, portanto a constante adaptação e melhoria são fundamentais para obter sucesso a longo prazo.

6.Evite SPAM

A primeira regra é nunca enviar e-mails não solicitados. Isso significa que você só deve enviar mensagens para clientes que forneceram voluntariamente seus endereços e lhe deram permissão para enviar mensagens comerciais. 

Infringir esse princípio ético pode afetar a reputação da sua empresa e irritar os usuários, gerando um efeito contrário. Portanto, fique atento a outros pontos importantes: sempre proteja a privacidade de seus clientes, esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sempre exiba a opção de descadastrar o usuário do recebimento de e-mails. 

Precisa de ajuda para criar uma campanha de e-mail marketing?

Conte conosco para obter os melhores resultados com uma campanha de e-mail marketing personalizada, alinhada aos objetivos do seu negócio.

Além da nossa expertise e time de especialistas, somos RD Station Partners, ferramenta que entrega soluções eficientes e impulsiona estratégias de e-mail marketing  para atrair, converter, vender e fidelizar clientes.

Se interessou? Entre em contato e conheça como podemos impulsionar seus resultados com estratégias assertivas. 

Conheça mais nossas soluções

Leia também:

plugins premium WordPress