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O poder de influência dos podcasts

Os podcasts existem há mais de duas décadas, mas nos últimos anos explodiram em popularidade. O assunto pode ser tecnologia, negócios, saúde mental, literatura, entretenimento, cinema, astrologia ou o que você imaginar. Já existe um podcast abordando esses temas e muitos outros. 

O formato caiu no gosto, ou melhor, no ouvido dos brasileiros e tem se destacado como uma possibilidade para atingir públicos de nicho, que se mostram mais leais e engajados nessa maneira de se informar. 

Já para os profissionais de marketing, isso significa novas oportunidades para explorar. Desde aumentar o conhecimento da marca até cultivar relacionamentos com os clientes, o poder dos podcasts é surpreendente. 

Para se ter ideia do alcance, o relatório DataReportal 2023 revelou que o Brasil é o país que mais consome conteúdo por podcast no mundo. Dos usuários de internet, 42,9%, com idade entre 16 e 64 anos, ouvem podcast toda semana. 

Desta maneira, incorporar podcasts em seu plano de marketing pode ser uma maneira bastante eficaz de impulsionar o crescimento e o sucesso de seus negócios, seja produzindo o próprio programa da sua marca ou aproveitando seu poder de influência com anúncios e conteúdos patrocinados. 

Um novo cenário no  Marketing de influência

Uma publicação na rede social consegue captar a atenção do usuário por segundos, talvez minutos, o que significa pouco tempo para uma marca inserir um conteúdo atrativo ali. Com duração, geralmente de 30 a 90 minutos, os podcasts são muito valiosos neste sentido e já mostram seu potencial no marketing de influência. 

O estudo A New Era of Influence realizado pela Vox Media e pela MAGNA apontou que 75% dos ouvintes valorizam mais a influência dos podcasters do que a de influenciadores de mídia social (15%) e celebridades de TV/cinema (10%). Esses dados trazem novos cenários para as marcas, que agora encontram diferentes caminhos para escolher quem pode se comunicar melhor com seu público. 

A pesquisa também mostrou que mais de dois em cada três ouvintes dizem que prestam mais atenção aos anúncios de podcast do que aos que encontram em outros lugares, como TV e mídia social, por exemplo. Em todos os gêneros, as publicidades de podcast são percebidas como altamente eficazes tanto na geração de reconhecimento da marca quanto na intenção de compra. 

Conexão e confiança

Podemos dizer que todo esse sucesso se deve, principalmente, ao fato de que os podcasts oferecem uma maneira única de se envolver com o público. As pessoas buscam programas de temas de seu interesse que, muitas vezes, não possuem tanto espaço na mídia tradicional.

Isso gera uma audiência bastante leal, que constrói uma relação de intimidade e confiança com os apresentadores dos programas, estabelecendo até uma conexão pessoal, o que os posiciona diretamente como autoridade. 

Desta maneira, os podcasts representam um ambiente muito favorável para as inserções das marcas, já que estamos falando de um público bastante qualificado e altamente receptivo às informações enquanto ouve.

Portanto, os anunciantes têm uma grande oportunidade de estreitar o relacionamento com os consumidores, unindo forças com apresentadores cujo conteúdo, personalidade e ponto de vista estejam alinhados com o público que buscam alcançar.

Por que anunciar em podcasts? 

Engajamento: a audiência dos programas costuma ser bastante qualificada, com um público fiel que respeita as opiniões e valoriza as recomendações dos apresentadores. 

Mobilidade: as pessoas podem ouvir o podcast em qualquer lugar, seja na academia, no transporte ou preparando o jantar, tornando-o parte de sua rotina diária.

Exposição em diferentes canais: Os programas são disponibilizados em diversas plataformas de aúdio e, alguns, também são produzidos como videocasts. Sem contar que há chamadas nas redes sociais, sites, newsletters etc. 

Seletividade: Um podcast é selecionado por meio de uma escolha consciente e cuidadosa do ouvinte.

Longevidade: Os episódios não “expiram” e ficam disponíveis nas plataformas de áudio, o que faz com que os anúncios também permaneçam no ar por muito tempo. 

Apostar em podcasts representa uma oportunidade única para as marcas se conectarem com seu público-alvo, diferenciarem-se da concorrência, construírem confiança, credibilidade e, consequentemente, alcançarem novos níveis de crescimento.

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