A evolução da inteligência artificial (IA) está mudando a dinâmica do mundo dos negócios e com o universo do marketing não é diferente. O lançamento de ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, democratizou o acesso a essa tecnologia, criando uma abundância de novas oportunidades para as equipes de marketing.
Desde a automatização de atividades rotineiras até a possibilidade de customizar a experiência dos clientes, os recursos de IA têm o potencial de tornar as campanhas de marketing mais eficazes e eficientes. Porém, como qualquer novidade tecnológica, é preciso ter cautela em alguns pontos.
Um levantamento realizado pela PwC apontou que o marketing orientado por IA deve impulsionar 45% da economia global total até 2030, gerando uma maior variedade de produtos, com mais personalização, atratividade e acessibilidade ao longo do tempo.
Neste artigo, vamos explorar alguns impactos da IA no marketing e como as agências e empresas podem aproveitar os novos recursos para aprimorarem o que já fazem de melhor.
Personalização e segmentação
A personalização envolve a adaptação de mensagens e campanhas com base nos interesses, preferências e comportamentos do cliente. À medida que os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes, valorizando experiências relevantes e envolventes com as marcas com as quais interagem, a customização desempenha um papel essencial, uma vez que a IA atinge de forma eficiente o objetivo principal de reforçar a fidelização do cliente.
Tecnologias baseadas em IA podem ajudar as empresas a analisar grandes quantidades de dados de clientes e gerar insights que permitem segmentação e mensagens mais eficazes, seja em aplicativos ou e-mail marketing, por exemplo. Ou então, na oferta de produtos que correspondem exatamente à necessidade atual do usuário.
Previsão do comportamento do cliente
A capacidade de identificar padrões de consumo, tendências e prever comportamentos futuros pode trazer insights importantes para traçar as estratégias de marketing, melhorar o envolvimento, as taxas de conversão e a retenção de clientes. Deste modo, ter em mãos essa análise detalhada pode ser um grande diferencial competitivo.
Automação
Outra vantagem dos recursos de IA é a possibilidade de automatizar tarefas repetitivas e burocráticas do dia a dia, que demandam tempo e esforço, como o monitoramento, produção de relatórios, agendamento de posts e as campanhas de e-mails. Com isso, os profissionais podem se dedicar às atividades mais estratégicas.
Sem contar nos chatbots e assistentes virtuais com tecnologia de IA, que oferecem atendimento e suporte personalizado, o que melhora a satisfação do cliente e otimiza a produtividade das equipes.
Não caia em ciladas
Apesar de todas as vantagens, existem pontos limitantes nas ferramentas de IA que merecem atenção. Fique atento para não comprometer suas estratégias de marketing.
Faro jornalístico: A “inteligência” das ferramentas de IA pode ser bastante questionável. Existe, inclusive, um fenômeno chamado de “alucinação”, que é quando a IA apresenta um texto coerente, porém com dados incorretos, tendenciosos ou, até mesmo, inexistentes.
É o que dizem, quando a IA erra, ela erra com convicção. Portanto, vale a máxima de checar TODAS as informações fornecidas por essas ferramentas antes de divulgar os conteúdos ou utilizar as respostas como base para tomar decisões.
Não conte um segredo para a IA: A privacidade ainda é um ponto bastante sensível. À medida que a IA coleta mais dados, existe o risco de que essas informações sejam mal utilizadas ou caiam em mãos erradas. Enquanto ainda não há regulamentação sobre confidencialidade, propriedade intelectual e direitos autorais, não forneça conteúdos sigilosos às ferramentas.
Cuidado com o vício: Embora a IA ajude a automatizar muitas tarefas, atente-se para não criar uma dependência excessiva da tecnologia. A IA não deve substituir nunca a criatividade, a intuição e o olhar crítico dos humanos. Do contrário, seus textos terão a cara de pasteurizados, saídos de uma linha de produção sem qualquer originalidade.
As perspectivas da IA no marketing
À medida que os recursos de IA continuam a progredir, a tendência é que seu papel no marketing ganhe cada vez mais relevância, oferecendo novas formas para as empresas se conectarem com seus clientes e construírem suas marcas.
Por outro lado, por mais bem treinadas que sejam, as ferramentas de IA nunca irão transmitir sentimentos verdadeiramente humanos ou substituir nossa inteligência emocional. Ainda veremos muitas evoluções no campo da IA, mas por ora, “errar não é só humano”, as máquinas podem cometer muitos erros também.
E o que irá nos diferenciar daqui para a frente é justamente nosso olhar crítico, criatividade, originalidade e, principalmente, a capacidade de olhar o mundo real e não através de um banco de dados.
O segredo é aliar todo o potencial da IA à capacidade humana.
Leia mais: ChatGPT: o futuro da comunicação e do marketing na era da IA
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