blog

Será que vai pegar ou flopar? Conheça o Threads, a nova rede social da Meta

Uma grande movimentação tomou conta da internet na noite da última quarta-feira, 05 de julho, com o lançamento do Threads, a nova rede social da Meta. O hype foi tanto que, sete horas depois de ser disponibilizada para download, a plataforma já tinha 10 milhões de usuários.

Threads

O novo aplicativo tem como foco o compartilhamento de pequenos textos. As postagens podem ter até 500 caracteres e incluir links, fotos (individuais ou em carrossel) e vídeos de até cinco minutos. Também é possível compartilhar as publicações nos Stories do Instagram ou como um link em qualquer outra plataforma.

“Nosso objetivo com o Threads é pegar o que o Instagram faz de melhor e expandir isso para o texto, criando um espaço positivo e criativo para expressar suas ideias”, diz o anúncio no site da Meta

Novo concorrente do Twitter

Qualquer semelhança com o Twitter não é mera coincidência. As recentes turbulências na rede do passarinho azul abriram espaço para a chegada do Threads, que teve seu lançamento antecipado após  Elon Musk restringir a visualização de publicações no Twitter. 

Uma grande oportunidade para Mark Zuckerberg atrair usuários para longe do concorrente e consolidar seu quase “monopólio na internet”, afinal a Meta também é proprietária do Instagram, Facebook e WhatsApp. 

Em entrevista ao site The Verge , o chefe de produto do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a empresa sentiu que a “imprevisibilidade” no Twitter criou a necessidade de uma nova plataforma.

Primeiras impressões do Threads

A interface do Threads é familiar para os usuários do Instagram, os botões de comentário, compartilhamento e as guias estão posicionadas de maneira semelhante. A experiência é intuitiva e fácil de usar, porém quem estava habituado ao Twitter sentiu algumas diferenças:

➡️A linha do tempo é orientada por algoritmos – algo que já acontece no Facebook e Instagram – e não oferece a opção para um feed cronológico reverso.

➡️As mensagens que aparecem no feed não se restringem apenas às pessoas que o usuário segue, aparecem também postagens recomendadas de outros criadores de conteúdo. Muitas pessoas lamentaram a falta de uma linha do tempo “somente de seguidores” e Mark Zuckerberg esclareceu que uma nova opção será lançada em breve. 

➡️As hashtags não são válidas no Threads, aparecem como textos normais nas postagens, e ainda não existe um recurso para buscar textos ou assuntos específicos. 

➡️Não há por enquanto nenhuma funcionalidade parecida com os Trending Topics do Twitter, ranqueando os principais assuntos do momento. 

➡️A plataforma não oferece a funcionalidade de enviar mensagens diretas para outros usuários, as chamadas “DMs” do Instagram. 

➡️Por ora, o aplicativo está disponível apenas para os dispositivos móveis. No desktop, só é possível acompanhar as postagens. Fazer postagens, escrever comentários e seguir pessoas somente no aplicativo móvel da plataforma. 

O anúncio no site da Meta esclarece que, em breve, a plataforma terá novos recursos para ajudar a descobrir criadores de conteúdo de interesse, incluindo recomendações aprimoradas no feed e uma função de pesquisa mais robusta que facilita o acompanhamento de temas e tendências em tempo real. 

No entanto, de acordo com Mosseri, as DMs não devem fazer parte das funcionalidades da nova plataforma. 

Memes e trending topics

A agitação em torno do assunto foi tão grande na noite de lançamento que a expressão “Adeus Twitter” chegou aos trending topics da plataforma e, claro, não faltaram memes para consagrar a chegada do Threads. 

meme threads

Vai pegar ou flopar?

Apesar do potencial e da grande comoção no lançamento do Threads, ainda é cedo para saber se a moda vai pegar mesmo.  Com as recentes instabilidades do Twitter, é evidente que a Meta acertou no timing. 

Estar vinculado ao Instagram é outro ponto favorável, pois a plataforma pode se beneficiar da grande base de usuários do popular aplicativo de compartilhamento de fotos. 

Além disso, a Meta ter permitido acesso antecipado ao Threads para grandes empresas e influenciadores também foi um aspecto positivo, pois atraiu os fãs e já alimentou o feed com conteúdos pensados para o novo canal. 

Nesta quinta-feira, 06, a Netflix foi a primeira conta brasileira a alcançar 1 milhão de usuários na plataforma. 

Uma questão restritiva está relacionada à segurança. Por ser capaz de coletar uma ampla gama de informações pessoais,  o Threads ainda não está disponível na União Europeia, que possui regras rígidas de privacidade de dados. 

No entanto, vale destacar que esforços anteriores para desafiar o Twitter, como as plataformas Mastodon, Bluesky e Post, não tiveram o sucesso esperado e, até agora, não conseguiram alcançar o alcance do influente microblogging, que possui mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo.

É esperar para ver os próximos passos. E, nós da Avanti Marketing, estaremos por aqui acompanhando tudo de perto! 

Curtiu esse conteúdo? Confira mais nosso blog

 

Mais artigos

Confira mais em nosso blog