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As redes sociais mais usadas no Brasil em 2023 e alguns insights valiosos

Como essas mudanças afetam a sua marca? Será que vale a pena criar um perfil em cada uma das redes sociais mais acessadas? Confira nesse artigo.
As redes sociais mais usadas no Brasil em 2023 e alguns insights valiosos

Provavelmente você acompanhou nos últimos anos as mudanças rápidas e significativas no comportamento das pessoas, que refletiram principalmente no universo digital.

Os hábitos trazidos pela pandemia de Covid-19 transformaram a forma como consumimos conteúdo na internet, variando formatos, redes e tempo de uso, o que trouxe muitas novidades no último relatório Digital 2023: Brasil.

Hoje, de acordo com os dados, sabemos que os usuários brasileiros ficam conectados pelo menos 3 horas e 46 minutos por dia. Além disso, 59% da população mundial está conectada a uma rede social.

Como essas mudanças afetam a sua marca? Será que vale a pena criar um perfil em cada uma das redes sociais mais acessadas? E quanto às tendências e padrões nas redes sociais, você sabe quais são elas hoje?

Continue a leitura deste artigo e descubra!

 

Brasil conectado

O Brasil é um dos países mais conectados do mundo! De acordo com o relatório do DataReportal, em parceria com a MeltWater e a We Are Social, em janeiro de 2023 haviam 181,8 milhões de usuários de internet no Brasil.

Entre esses usuários, 152,4 milhões faziam uso das redes sociais, uma parcela de 70,6% da população total, sendo 54,8% dos usuários mulheres e 45,2% homens.

Olhando para esses números e comparando ao relatório global da mesma pesquisa, a média de usuários brasileiros conectados é até 20% maior que a média global. Tudo isso indica forte influência da internet na vida das pessoas, principalmente no Brasil, e um reforço a como empresas tendem a alcançar muito sucesso aderindo ao digital com estratégias bem definidas.

Como falamos acima, vale ainda ressaltar que os usuários brasileiros ficam conectados pelo menos 3 horas e 46 minutos por dia, e que 97,1% deles utilizam celulares para acessarem as redes.

 

O que os brasileiros fazem na internet?

  • 77.6% estão em busca de informações
  • 73.0% pesquisam como se faz coisas
  • 71.7% mantêm contato com a família e amigos
  • 70.6% pesquisam sobre produtos e marcas

 

Essas e outras informações apresentadas no relatório mostram como estamos cada vez mais conectados e como as redes sociais têm se tornado bastante influentes na vida das pessoas.

Assim, é bom ficar atento e saber como posicionar da melhor forma a sua marca no digital.

 

As redes sociais mais usadas no Brasil em 2023

Que são milhões de usuários brasileiros utilizando as redes sociais, hoje nós já sabemos. Mas, afinal, quais são as redes mais usadas no Brasil em 2023? Confira o ranking:

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PosiçãoRede SocialUsuários
1Whatsapp169 mi
2Youtube142 mi
3Instagram113 mi
4Facebook109 mi
5TikTok82 mi
6Linkedin63 mi
7Messenger62 mi
8Kwai48 mi
9Pinterest28 mi
10Twitter24 mi

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Com esses dados percebemos a relevância do WhatsApp no país e como conteúdos em vídeos no YouTube, que costumam ser mais longos e informativos, ainda geram muitos consumidores. Será que é tendência?

Leia também: Gestão de Redes Sociais, Mais diálogo e resultado na comunicação digital

As redes sociais mais usadas no Brasil em 2023 e alguns insights valiosos

 

O que é tendência para este ano

Além de conhecer os dados relativos a usuários nas redes, é muito importante entender o que eles estão consumindo. Dessa forma, conheça alguns dos insights trazidos do relatório a respeito das tendências para 2023:

  • Conteúdo humanizado, relevante e autêntico
  • Vídeos curtos são o principal formato para engajar e aumentar o alcance
  • Podcasts e videocasts
  • Inteligência Artificial
  • Assinatura de conteúdo exclusivo
  • Marketing de influência
  • Mídia multissensorial (máximo de recursos em um único conteúdo)

 

Afinal, vale a pena estar em todas as redes sociais?

As redes sociais estão em alta e seguem crescendo em seus diferentes formatos e propostas na internet. Mas, vale mesmo a pena estar presente com a sua marca em todas elas?

Talvez você possa pensar na máxima “quem não é visto, não é lembrado” e acreditar que é preciso estar sim presente em todas as redes, mesmo que não produzindo conteúdo relevante para o canal.

Na verdade, cada rede social possui o seu público definido e dominante, além de formatos de conteúdo adequados para cada uma, o que é o caso do Instagram e Linkedin quando comparados, por exemplo.

Assim, o mais importante é definir o seu objetivo, qual público deseja e o que quer alcançar, para então adequar a sua comunicação e consequentemente encontrar as melhores redes para o seu negócio.

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